segunda-feira, 17 de maio de 2010

Visite o Recife, antes que desapareça!

Raul Jungmann-Deputado Federal - (PPS-PE), de Copenhague. surpreende-se ao ver o Recife relacionada entre as 100 cidades do mundo que podem desaparecer com o aquecimento global.

Ilustração “thepassiranews”


Boa Viagem, depois que as calotas polares derreterem e subir o nível do mar.
Foi um choque. Numa das principais praças de Copenhague, no centro de uma exposição dedicada a 100 lugares par a serem visitados antes que desapareçam, um painel com o Recife e uma foto da praia de Boa viagem!

Na praça, agora coberta de neve, as pessoas fazem fila e tiram foto dessa exposição realizada por uma ong dinamarquesa com base nos relatos do IPCC, o painel técnico da ONU sobre mudanças climáticas, que conta com mais de 2.500 cientistas.

Pergunto a um dos organizadores o porquê da escolha do Recife como um dos 100 lugares no mundo a se visitar antes que desapareça, fruto das mudanças climáticas. Ele me responde singelamente que a escolha deriva de dois fatos. Os relatórios técnicos do IPCC sobre os riscos para cidades costeiras, e a situação particularmente crítica do Recife. E, em segundo lugar, a importância, história e população da nossa capital.

Converso mais um pouco com ele, compro o álbum de fotos para mostrar ai no Recife quando chegar e saio da tenda armada no meio da praça de volta à neve e ao frio intenso.

Incrédulo, volto ao painel no meio da neve e o fotografo. Acho um absurdo, mas está lá. Somos o número 18 entre 100 localidades que, dizem eles, devem desaparecer. Releio o texto em inglês abaixo da grande foto de Boa Viagem. Ele fala um pouco das nossas origens, história, cultura. E destaca que tivemos a primeira sinagoga das américas, durante o período nassoviano.

Sinceramente, não creio que iremos desaparecer. Me recuso a crer, acreditar. Mas, que aquilo ali no meio da praça é um sinal, um alerta, sem sombra de dúvida que sim. independentemente de qualquer coisa mais. Nós estamos na mira. Enquanto o mundo começa a nos encarar como uma espécie de Jurassic Park, não vemos o mundo. Melhor, nós estamos cegos para o mundo, para as mudanças que virão, que já não são uma possibilidade, mas uma realidade presente.


Por: Raul Jungmann 






Achei interessante  colocar isso aqui no blog. Se a população não se conscientizar, temo em relação as proximas gerações da minha familia, que provavelmente serão extintas como milhares de familias que hoje em dia moram em Recife.




Próximo FDS acontecerá o "mão na massa" na Escola Mangue.


Beijos em todos!!!




Me chamo amanda, e eu disse: HEY!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Amanda, preciso falar com você, mas não tenho recebido respostas aos meus e-mails. Espero um contato seu, tá? Beijos,

Val

Anônimo disse...

Olá Amanda!
Preciso falar com você sobre o GSA e não sei como fazer, pois não tenho blog nem orkut. Você tem e-mail? Me mande um..
Meu e-mail é dbertiantunes@hotmail.com.
Obrigado!
Daniel

Postar um comentário