segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Reflexão: A arte de se Encontrar!

A Val pediu, para eu fazer uma reflexão, do que foi o EREA pra mim.

   Com isso, passei uma semana pensando. Em como poderia demonstrar um sentimento. Sim um sentimento!
sentimento esse, que não sei definir. mas vou tentar descreve-lo.
   Começei a rever fotos , a falar com amigos, E comparei.  Eu nos encontros antes do GSA, e no encontro durante a seleção do GSA. E confesso mudei muito!
   Eu tentei reviver aqueles dias na minha cabeça. E começei  lá atrás, quando tive vontade de ir a Curitiba.
Tinha vontade de conhecer a cidade mais verde do brasil, vê a ópera de arame, jardim botanico, Rever amigos e participar das atividades.
    Durante a caminhada no GSA começei a dar valores a coisas que pra mim eram despercebidos.
exemplo: meu excesso. que antes tinha como "lembrancinhas" e que alguém poderia dar um uso mto melhor.
Então veio o primeiro dia de encontro. Foi quando vi pessoas ajudando uns aos outros,montando barracas, enchendo colchões, pessoas se misturando. Ali de fato começa toda interação e intercâmbio cultural. Afinal em qualquer comunidade temos vizinhos. Sendo que em um encontro esses vizinhos são temporarios.
   A partir dai, começei a perceber os pequenos detalhes. A decoração e o material que tinha sido feito [reciclado, tudo! me lembrou mt a segunda tarefa.]. Durante as refeições, passei a obeservar que todo mundo levava seu prato ate o balde com água. e a quantidade do lixo orgânico por refeição que era minima. Todos tinham sua caneca, não usamos copos descartáveis. é uma comunidade onde todos trabalham em um bem comum. Onde o uso da água é racionalizado, eramos muitos na cidade e  água é pra todos. placas conscientizavam isso.
   As atividades que participei durante o encontro, só fortaleceram o que estou aprendendo com os GSA. A impotância de melhorar a comunidade em que vivemos. Nesse caso era a comunidade EREA.
O que achei mais legal disso tudo, foi a importância que dei as coisas que vi e vivi.
só tenho a agradecer a todos que junto cmg, fizeram essa cidade funcionar tão bem. E me encheu de esperanças, de que isso pode sim, se multiplicar!
E obrigada principalmente ao GSA. Por essa caminhada que juntos estamos trilhando.

Beijos.

Amanda Nova






  
    

1 comentários:

Carina Lima disse...

Tive a maravilhosa experiência de vivenciar o EREA Curitiba junto com Amanda e a cada encontro de estudantes que eu vou eu me encanto mais com a união, solidariedade das pessoas que ali se envolvem. É um aprendizado mútuo, troca de experiencia e informação. É muito mais do que aquele momento, dura mais do que uma semana. As lições que se tiram de cada encontro são pra vida inteira. A preocupação e o empenho por um mundo melhor está inerente à profissão do arquiteto. E para finalizar cito nossa queridíssima Zaha Hadid: "Acredito que as coisas podem ser feitas de outra maneira, que a arquitetura pode mudar a vida das pessoas e que vale a pena tentar".

Postar um comentário