quarta-feira, 28 de abril de 2010

"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem." Rosa Luxemburgo

Bom vou falar nesse post, o que ocasionou a minha ausência por aqui.^^
Então vamos lá! 

Como todos estão cansados de saber, fui ao Encontro de Estudantes de Arquitetura.[na cidade de Curitiba]
Onde o tema principal era Mobilização Urbana. um ótimo tem né?! pos bem, vou mostrar aqui um pouco do que aconteceu por lá por algumas fotos que tirei  e outras que peguei de amigos.

Começando pela decoração do ambiente, era tudo reciclado. Caixas de papelões viraram decorações interativas, toneis se tornaram lixeiras. panos velhos viraram placas, etc.





As Oficinas:
Visita ciclistica arquitetônica:
Que consistia em visitar os pontos turisticos por bicicletas, Que tem as ciclovias  em sua maioria de boa funcionalidade e com poucos trechos precários.Observando os obstáculos por quem opta pela sua utilização.Apesar de ser um transporte Econômico, não poluente e saudável, é muito raro encontrar um cenário urbano em que ciclistas tenha um grande enfoque.




Mosaico:
Reaproveitamento de materiais  que sobram nas construções como (pedaços de azulejo, cola branca, uma base de mdf ou parede e um pouco de rejunte) é possivel da uma cara nova  a alguns ambientes, móveis, utensilios domesticos ou peças decorativas.





Flashmob:
O flashmob  é uma maneira de chamar atenção de grandes grupos.Muitas vezes utilizadas pelo simples poder de intervenção urbana, esses eventos rápidos podem ser usados para atrair atenção a certas causas. através dele pode-se movimentar grandes massas e articula-las para um fim de interesse público. Como a que fizemos em um trilho de trem desativado em curitiba e na Praça da ordem.




Quantos cabem:
uma contagem dos veículos com apenas um passageiro, e depois um debate porque em curitiba como todos sabem, o transporte publico funciona super bem.Isso era para gerar um instimulo a população a usar menos o seu carro. tendo em vista que gasta menos e chega mais rápido. Para os turistas[como eu] é muito bom pq tem ainda uma gravação avisando qual estação é pra descer, ótimo também para cegos!



Movimente-se desenhando, Desenhando movimente-se:
Durante o encontro foi construído painéis nas paredes. Liberando-se dos desenhos de computador que é a ferramenta principal dos estudantes. Deixando se levar pela criatividade, influênciando-se pelo que vê ao redor, na prática do desenhos em muros,


Forno de pizza:
Onde os estudantes trabalharam em equipe aprendendo na prática um aforma sustentável de construir um forno de pizza.



Troca de realidade:
Os estudantes percorreram um trecho pre estabelecido de curitiba, utilizando cadeira de rodas ou uma venda nos olhos. A atividade propôs uma discursão acerca da acessibilidade e viabilidade no planejamento urbanistico, além de questões culturais que permitem que alguns se sobreponham a outros.


Bom isso foi um pouco do que fiz na minha viagem. Espero que tenham gostado do post.Queria ter aproveitado mais, ter participado das palestras e mesas redondas. Depois fiquei sabendo por um amigo, que teve uma palestra dos "voluntarios da patria" onde teve uma pessoa representando o instituto Elos. E que até falou do guerreiros sem armas.


Ps: hoje fui no Supermercado Bompreço e tive uma boa noticia. Quem usa sacola renovável ganha desconto nas compras.\o/
Tudo bem que minha compra foi mínima, por isso meu desconto foi só de 0,06 centavos.hahaha 
Mas já é um incentivo!



Beijos
Amanda Nova



2 comentários:

Amanda Medeiros disse...

encontro massa hein...

curti.

Amanda Aube disse...

Maaaan, que legal!!
Sabe que em outubro fizemos um flashmob dentro da universidade pra chamar a galera pro festival do oasis que teve por aqui?
Foi muito maneiro uma galeera dançando no meio dos universitarios que estavam na hora do intervalo...

Nossa, que experiência, heim??

Um suuuper beijo.

Postar um comentário